criterios que tornam o carro um suv

Quais são os critérios que tornam os carros SUV? Aprenda hoje!

Não é a toa que o Creta é um dos carros SUV mais vendidos do Brasil. Os números crescem exponencialmente em vendas e quantidade de lançamentos. Essa categoria vem caindo nas graças da população, por sua robustez, elegância, conforto e performance.

No passado, os Sport Utility Vehicles – traduzindo, Veículos Utilitários Esportivos – já tiveram um conceito bem definido e engessado. No entanto, hoje em dia, as coisas mudaram um pouco de figura.

Naturalmente, o universo automobilístico vem passando por mutações. Neste sentido, os especialistas apontam mais de uma concepção para explicar sobre o que, afinal, significa ser um SUV.

Gostaria de aprofundar-se nesta compreensão? Então o conteúdo que a Geração Hyundai preparou é exatamente aquilo que você está buscando. Confira!

O que diz o InMetro sobre o que é um carro SUV?

Conforme o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, carros SUV precisam cumprir os seguintes atributos para assim serem considerados:

  • Altura mínima de 18 centímetros perante o solo;
  • Ângulo de entrada (ataque) de, no mínimo, 23°;
  • Ângulo de saída de 20° ou mais;
  • Medida de terreno inclinado com relação ao meio do assoalho deve ser maior que 10°.

Como diferenciar um compacto de um grande

O InMetro deixa bem claros os critérios que utiliza para distinguir SUVs compactos e grandes. No primeiro caso, a base na área de planta do veículo deve ser menor que 8 m². Já para o segundo, essa medida, logicamente, é maior que 8m².

Esses cinco itens são obrigatórios para um carro ser considerado SUV?

Não necessariamente. Entretanto, quatro das cinco proposições, obrigatoriamente, têm de estar presentes para haver a homologação desses veículos.

Curiosamente, tal versatilidade gerou uma certa polêmica em torno da definição de modelos de carros SUV.

Alguns estudiosos chegam a afirmar, categoricamente, que sua essência está perdida, e a percepção está distorcida e banalizada. Há um motivo para tal alegação: em sua história orginal, um SUV do passado era derivado de picape e, na maioria das vezes, recebia tração 4×4.

O mercado também pode ditar regras

Você já ouviu falar do “apelo de SUV”?

É assim que os designers de carro referem-se à sensação que um automóvel deve proporcionar aos seus consumidores. Altura, robustez e volume.

Os proprietários e os fabricantes têm total liberdade, por que não, para criarem suas próprias regras. Se os consumidores quiserem acreditar, martelo batido: assim será.

O único alerta para aqueles que estão procurando o SUV perfeito, é tomar cuidado com as falsas interpretações do conceito. Caso contrário, é frustração na certa. Deixe-se seduzir por esses argumentos de venda, apenas se tudo se encaixar naquilo que você procura.

Consumidores estão ávidos por carros SUV

É por este motivo que os carros SUV são um absoluto sucesso no Brasil: seus poderes de provocar desejo.

Para fazer a escolha certa, nada melhor do que analisar seus prediletos com conhecimento de causa. E como não queremos que você seja enganado, neste artigo lhe entregamos as informações mais importantes, para você não chegar leigo nas concessionárias.

Informações corretas são verdadeiros tesouros!

Conheça o CRETA 2020, o SUV da Hyundai

Antes de você ir embora, podemos lhe dar uma sugestão? No topo da sua lista de opções de SUV, escreva: CRETA!

Quer descobrir onde achá-lo?

Você encontra o SUV mais seguro, estiloso, confortável e tecnológico do mercado, aqui na Geração Hyundai. Venha fazer um test drive e simplesmente apaixone-se.

Está mais fácil escolher um carro agora, não é verdade!? E já que você conheceu os modelos da Geração Hyundai, que tal dar uma passadinha em uma de nossas concessionárias?

Deixe um comentário!

comentários