Como funciona financiamento de carros

Como funciona financiamento de carros? 3 tipos e suas vantagens

É claro que seria ótimo chegar na concessionária, escolher o seu veículo e pagar por ele à vista. Entretanto, como nem sempre é possível lançar mão de uma quantia considerável, é necessário recorrer às diferentes possibilidades do mercado. Por esse motivo, a Geração Hyundai preparou este conteúdo, e vai lhe contar como funciona financiamento de carros.

Antes de mais nada, precisamos lhe dar um conselho fundamental, para que a sua jornada pelas parcelas não se torne um pesadelo: calcule os gastos presumidos e tenha uma reserva para os imprevistos.

Isso significa que há uma série de questões que devem ser levadas em consideração, antes da batida final do martelo. Manutenção, combustível, seguro, IPVA e todos os demais compromissos financeiros que você tiver de arcar em sua vida “entram no balaio”.

Feita a análise, é hora de partir para o próximo e importantíssimo passo: a escolha do financiamento que melhor se adapta às suas condições. 

Sim, existe mais de um e estamos aqui para mostrá-los para você. Boa leitura!

Um tour pelas modalidades de financiamento disponíveis

Atualmente, é possível encontrar três opções de financiamento veicular, cada uma delas com vantagens e limitações. 

Não existe uma mais adequada do que a outra, mas aquela que melhor vai servir às suas necessidades, sendo pessoalmente interessante a você em termos de custo-benefício.

Chegou a hora de conhecê-las!

Financiamento com banco ou concessionária

A maior vantagem da modalidade frente às demais é a retirada imediata do veículo no seu nome. Porém, os juros costumam ser os grandes vilões.

Desta forma, é preciso atentar-se para a entrada. Quanto maior ela for, menores serão as taxas cobradas pela instituição financeira.

Caso você decida fazer o financiamento diretamente com a concessionária, a tendência é que esse valor encareça ainda mais, já que você terá de arcar com os custos de comissão do vendedor.

Em algumas situações, e dependendo do percentual de juros, vale mais à pena fazer um empréstimo no banco.

Leasing: o banco compra o seu carro e você financia com ele

Com o Leasing, você não precisa se preocupar com o IOF e seu veículo poderá ser 100% financiado, sem entrada. 

Entretanto, o carro é do banco e será passado ao seu nome apenas ao término do financiamento. Em caso de atrasos ou inadimplência, o veículo será imediatamente tomado.

Consórcio: aguarde até ser contemplado

Com um consórcio há o pagamento de algumas taxas (Fundo Comum, Administração, Fundo de Reserva, Seguro, Adesão), mas não existem juros.

Há duas situações nas quais você poderá ter o seu carro na garagem: ao aguardar ser contemplado (sorteio) ou ao dar um lance maior do que a parcela que você paga mensalmente.

Uma dica interessante é sempre verificar o contrato da administradora antes de assiná-lo. Você deve estar ciente de todos os valores cobrados e os eventuais reajustes que possam ocorrer, além das formas de contemplação.

Agora que você aprendeu como funciona financiamento de carros, veja estas 7 dicas importantes

1 | Verifique se há práticas abusivas das instituições financeiras nas modalidades de financiamento e leasing: consulte a Taxa Selic e confira se elas utilizam a metodologia de juros compostos ou juros sobre juros;

2 | Quanto mais alto o valor da entrada, mais baixos são os juros. Vale, até mesmo, colocar o seu usado no jogo;

3 | Escolha o financiamento que se encaixa para o seu perfil, mas lembre-se de que o consórcio é a modalidade na qual você menos pagará por acréscimos;

4 | Escolha bem onde comprar o seu veículo e verifique todas as condições antes de fechar o contrato;

5 | Cuidado com a desvalorização do veículo. Tempo de parcelamento acima de 48 meses (4 anos) é prejudicial para a troca ou venda;

6 | O ideal, conforme os economistas, é que apenas 15% do seu salário fique comprometido com as parcelas do financiamento;

7 | Constatada alguma dificuldade para quitar seu débito, sempre tente renegociar!

Na Geração Hyundai nós temos a solução ideal para o seu financiamento. Conheça os detalhes sobre o nosso programa “Compra Certa” e conquiste o seu veículo com uma alternativa diferente.  

Você também encontra por aqui uma ótima opção de Consórcio. Acesse nosso site e faça uma simulação agora mesmo!

Deixe um comentário!

comentários