comportamento no transito regras do ctb e o que e intoleravel

Comportamento no trânsito: 8 situações intoleráveis pelo CTB

Errar é humano, mas há situações que só o conhecimento permite evitar a falha. O mau comportamento no trânsito é um dos fatores que mais desencadeiam brigas, acidentes e mortes no Brasil. Apresentamos para você, alguns episódios dos quais você deve passar longe

O trânsito é uma grande comunidade. Lugar onde dividimos trajetos e compartilhamos o tempo com desconhecidos. Enquanto nos deslocamos rumo aos compromissos, nossas atitudes e tomadas de decisão podem interferir diretamente na vida dos demais usuários que ali estão. 

As constantes imprudências dos brasileiros, somadas ao desrespeito pela legislação, são os fatores mais significativos para o alto número de acidentes e mortes dos quais sempre temos notícias. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece condutas que devem ser seguidas por todos aqueles que trafegam pelas vias e estradas. Quando desobedecidas, há penalidades a serem aplicadas. É sobre elas que vamos falar um pouquinho neste artigo. Leia a seguir.

Situações das quais você tem dúvidas, mas que são permitidas ao volante não configurando mau comportamento no trânsito

Antes de mostrar para você algumas das situações comuns, passíveis de punição, primeiro, vamos desmistificar possíveis dúvidas em contextos que são permitidos:

1 | Calçados adequados para dirigir

O Código de Trânsito deixa algumas dúvidas quanto ao tipo de calçado que pode ser utilizado para operar os pedais do veículo. 

A regra diz que é proibido dirigir com sapatos que não estejam firmes nos pés ou possam comprometer, de alguma forma, o uso deles. A infração é média e tem previsão de multa.

Mas, e quanto a dirigir descalço? 

Não há um regramento específico. Especialistas afirmam que é um ponto de vista subjetivo,  e que o ideal é que você vista um calçado seguro e plano. Opte por ficar sem ele, apenas em última hipótese.

2 | Mulheres grávidas ao volante

Até 1997, mulheres gestantes não poderiam dirigir após os 5 meses. No entanto, a legislação atual modificou essa premissa e não prevê penalidades e nem enxerga essa situação como um comportamento no trânsito inapropriado.

A atenção principal é com o cinto de segurança. Se a futura mamãe não conseguir afivelá-lo, aí sim ela ficará impedida.

3 | Dirigir sem camisa é um comportamento no trânsito permitido pelo CTB?

O Código não diz nada a respeito do uso de camisa ou camiseta. No entanto, nestes casos, o contato do tecido do cinto de segurança com a pele pode provocar incômodos. Aí, o que vale mesmo é o bom senso: o uso dele é obrigatório!

4 | Posso usar óculos de sol ou de grau?

Deve!

E se a sua CNH sinaliza a obrigatoriedade do uso de lentes ou óculos de grau, você deve obedecê-la. Do contrário, prepare-se para uma infração gravíssima que doerá no bolso. Além disso, o veículo poderá ser apreendido.

8 ações comuns de comportamento no trânsito, mas proibidas pelo Código Brasileiro de Trânsito

Os motoristas que cometem estas infrações, desconhecem o nível de comprometimento com seu desempenho enquanto conduzem os veículos. Uma escolha de comportamento no trânsito pode ser a linha divisória entre chegar ou não são e salvo em casa.

Vejamos os casos mais corriqueiros:

1 | Comer e beber é um péssimo comportamento no trânsito

E aqui não estamos falando de bebidas alcoólicas.

A verdade é que comer e beber enquanto você conduz um veículo são fatores de distração. Para esses casos, o CTB prevê infração leve e multa.

2 | Fumar

Para fumar, o motorista necessariamente precisará ocupar uma das mãos. Dirigir com apenas uma delas é um comportamento no trânsito ruim, além de ser vedado pela legislação – salvas algumas exceções. Portanto, não fume ao dirigir.

3 | Usar o celular e fones de ouvido

Celular é distração certa. Um dos maiores vilões do trânsito. 

Da mesma forma, o uso de fones de ouvido não é permitido. Eles retiram quase que totalmente a audição do motorista, para tudo o que estiver ocorrendo no trânsito.

Para altos-falantes, a lei diz que o som não pode ser audível no exterior do veículo.

4 | Transportar animais soltos ou no colo: esse comportamento no trânsito precisa ser corrigido

Não é permitido que os animais fiquem no colo do motorista ou dos passageiros. O CTB estabelece que, ao entrar no carro, eles sejam transportados em caixas apropriadas. No entanto, muitos motoristas sequer preocupam-se com as consequências desse comportamento no trânsito

Essa é uma proteção necessária para todos e, principalmente, para o próprio pet.

5 | Ultrapassar a quantidade máxima de passageiros

Não dê a desculpa de que o carro é grande e espaçoso, para tentar se safar dessa encruzilhada. Se o veículo de passeio foi construído para transportar um passageiro na frente e três atrás, isso deve ser respeitado. Ainda que média, a infração prevê multa e apreensão do veículo. 

6 | Conduzir crianças no banco da frente

Lugar de crianças menores de dez anos é no banco de trás. Há assentos específicos para elas, que devem ser utilizados sempre.

A exceção para esta regra só se aplica quando:

  • Não houver bancos traseiros no carro;
  • O número de crianças menores de dez anos for maior do que aquele que cabe no banco traseiro;
  • Quando os cintos dos bancos traseiros não forem de três pontas, o que deixaria a criança mais desprotegida.

7 | Dirigir com capacidade física limitada

Assumir o volante, nessas situações, é terminantemente proibido. Com a capacidade física limitada por um gesso nos braços ou nas pernas, e um colar cervical, por exemplo, seus reflexos e reações ficam lentos e difíceis, oferecendo grande risco de acidente.

8 | Colocar o braço para fora enquanto conduz o veículo

Apoiar o braço na janela é infração de trânsito sim!

Aliás, os motoristas só podem tirar a mão do volante para fazer a transmissão no câmbio, acionar equipamento ou acessório do veículo e fazer uma sinalização regulamentar.

Exceção à regra:

Quando for necessário realizar uma manobra na qual você precise sinalizar algo para os outros motoristas, é permitido colocar o braço para fora.

Você conhece outras más práticas? Compartilhe seu conhecimento conosco aqui nos comentários e ajude-nos a enriquecer o nosso conteúdo.

Depois disso, aproveite para agendar um test drive na Geração Hyundai e conhecer as linhas HB20 e Creta. Estamos esperando por você em uma de nossas lojas físicas!

Deixe um comentário!

comentários