comprar carro pcd respostas as duvidas do publico

9 respostas às dúvidas comuns sobre comprar carro PCD

Ao pensar em comprar carro PCD, é natural o consumidor apresentar uma série de dúvidas. Afinal, escolher o modelo ideal não é a tarefa mais fácil do mundo, uma vez que a prioridade é ter as necessidades da Pessoa com Deficiência atendidas satisfatoriamente – seja ela motorista, ou passageira. 

Antes de bater o martelo dessa decisão, é importante observar os modelos disponíveis no mercado automotivo, seus itens de série, acabamentos, custos de manutenção e todas as características que trarão conforto e benefícios para o dia a dia. 

Além disso, algumas perguntas devem ser sanadas mesmo antes da sua visita à concessionária, uma vez que o seu tempo deve ser aproveitado para o que realmente importa: encontrar o carro PCD ideal.

Diante disso, elencamos algumas questões comuns aos usuários e procuramos respondê-las da forma mais simples possível. Veja só!

Respondendo às 9 dúvidas comuns sobre comprar carro PCD

1 | Pessoas que não têm deficiência podem comprar carro PCD?

Se um familiar tiver a mobilidade reduzida ou qualquer outra deficiência prevista na lei, é possível sim. O veículo pode ser adquirido em nome de pessoas com plenas capacidades jurídicas, menores emancipados ou por meio do representante legal.

De forma nenhuma é permitido comprar carro PCD, se o consumidor não estiver enquadrado nas condições. As penalidades, para esses casos são duas: criminal – fraude, sob pena de prisão – e fiscal – com cobrança dos tributos, acrescidos de juros e multa.

2 | É verdade que há descontos para quem comprar carro PCD?

Pode ser que algumas concessionárias façam um programa especial direcionado ao público que pretende comprar carro PCD. No entanto, não há regras fixas. 

Por vezes, as pessoas confundem o desconto com as isenções de impostos que constam na legislação. Elas são obrigatórias, então, não configuram como uma oferta ou condição especial.

3 | Quais são as isenções de impostos em carros para PCD?

As isenções de impostos (IPI, IPVA, ICMS e IOF) para PCDs ocorrem apenas para carros fabricados no Brasil ou no Mercosul, que custem até R$ 70 mil. Aqueles que custarem acima deste valor têm apenas o IPI abatido.

É importante dizer que é necessário pedir os benefícios separadamente. Isso ocorre porque alguns Estados não concedem isenção de IPVA se o PCD não for condutor, por exemplo.

4 | Carros para PCD são financiáveis?

Sim, são financiáveis!

E para veículos até R$ 70 mil é possível requerer a isenção de IOF – que está limitada a uma vez por CPF. 

5 | É possível revender um carro PCD?

Sim, após cumprida a carência do IPI e do ICMS. Para o primeiro, são previstos dois anos. Já para o segundo, há variação de acordo com o Estado da Federação, podendo chegar a quatro anos.

6 | Os documentos para a liberação de um carro PCD ficam prontos após quanto tempo?

O prazo pode se estender por até 90 dias. Ao tê-los em mãos, a tarefa do comprador é levá-los à concessionária, que por sua vez encaminhará para a montadora liberar o faturamento. 

7 | Como é o câmbio dos carros para PCD?

Os veículos vendidos para PCDs são automáticos ou possuem câmbio automatizado.

8 | Em que casos de PCDs é necessária uma nova CNH?

Digamos que você dirigia há anos, mas sofreu um acidente que reduziu algumas de suas capacidades motoras. 

Neste caso você deverá agendar um exame com um médico credenciado pelo Detran de seu Estado e depois procurar um Centro de Formação de Condutores para obter o novo documento, onde constará o “código D” no campo de observações (significa obrigatoriedade de usar veículo com transmissão automática).

9 | Onde é possível encontrar o melhor programa PCD, com profissionais especializados para auxiliar na escolha de um zero quilômetro?

Os profissionais da Geração Hyundai, através do programa Hyundai Facilita PCD, estão aptos a lhe ajudar em todo o processo de aquisição de um carro zerinho. 

Não é necessário se preocupar com a burocracia da documentação, que será providenciada com agilidade e segurança. Além disso, você terá assistência completa na escolha do modelo mais adequado às suas necessidades. 

Certamente, o Hyundai Facilita PCD é um parceiro no qual você pode confiar de olhos fechados. Solicite uma cotação dos modelos Creta e HB20 hoje mesmo. Estamos lhe esperando!

Deixe um comentário!

comentários