comprar-carro-pela-internet-dicas-contra-golpes

Comprar carro pela internet: evite golpes com estas 7 dicas

Até pouquíssimo tempo atrás, quem diria que o mundo estaria envolvido em um imenso emaranhado invisível de conexões. Telas, dos mais variados tamanhos, dividem a atenção com afazeres rotineiros. Muitas pessoas, inclusive, deixaram de frequentar estabelecimentos comerciais e passaram a adquirir os produtos mais básicos online. Nesse sentido, escolher e comprar carro pela internet também já não é nenhuma novidade.

Negociar pelos diversos canais da rede pode ser muito vantajoso, em termos de economia. Além disso, a comodidade de fazer tudo por um computador ou smartphone é verdadeiramente atraente.

Entretanto, quando o assunto for um grande investimento como esse, a ansiedade e o impulso não podem ser seus companheiros.Não esqueça que há desonestidade em todos os lugares. 

Com o intuito de prestar um serviço de utilidade pública, a Geração Hyundai elencou neste  artigo as 7 precauções necessárias ao adquirir seu veículo por sites ou aplicativos.

Veja!

1 – Inicie sua pesquisa pela reputação do vendedor

Parece óbvio, mas muita gente não verifica a idoneidade do anunciante. Então, vamos lá. 

A internet apresenta diversos caminhos para coletar informações que possam embasar consistentemente a índole de uma pessoa ou empresa. Sabe aquela velha história de “a primeira impressão é a que fica”? Pois é!

Em uma simples zapeada pelas redes sociais ou em uma pesquisa no Google, tente perceber como é o comportamento e se há informações que possam colocar à prova o caráter do vendedor.

Se a busca for em um e-commerce ou em um sistema de marketplace, olhar os comentários negativos também é uma boa ideia. E uma das melhores e mais confiáveis ferramentas que existem para essas consultas é o Reclame Aqui.

2 – Suspeite de valores abaixo do mercado ao comprar carro pela internet

Se a sua intenção é comprar um veículo seminovo ou usado, a Tabela Fipe é uma grande aliada. Essa é a principal referência para lojistas e vendedores, por fazer uma média entre os preços dos veículos, dividindo-os por marca, categoria e ano.

Esses valores podem variar no mercado, sim. Não há obrigação de seguir a orientação de preço, mas o bom senso será sempre bem-vindo.

O sinal de alerta deve acender quando a discrepância for extremamente alta.

O mesmo ocorre para carros novos. Não é incomum alguns vendedores apresentarem vantagens incríveis e, na hora de fechar o contrato, embutirem serviços ou, levianamente, oferecerem como brindes acessórios que já são de série. Tome cuidado!

Cerque-se de todas as informações do fabricante, consulte seus direitos como consumidor, e denuncie ao Procon más práticas.

3 – Se o veículo já estiver emplacado, faça uma consulta

Para isso, basta entrar no site do Detran – do Estado de referência da placa -, para descobrir se o veículo em prospecção possui irregularidades. Lembre-se, para transferi-lo ao seu nome, todas as multas e pendências deverão estar quitadas e resolvidas.

4 – Ao comprar carro pela internet, verifique a situação da documentação

Dois documentos são essenciais para que um veículo circule tranquilamente pelas ruas e estradas: o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), esse último de porte obrigatório.

Verifique se o CRV está com as lacunas atrás em branco, prontas para serem preenchidas com os seus dados para a transferência. Esse é o recibo que garante que o veículo é seu!

Já para obter um novo CRLV, o IPVA do período vigente deve estar pago.

5 – Observe cada detalhe interno e externo se decidir comprar carro pela internet

Em uma compra pela internet, vídeos e fotos são fundamentais e fazem toda a diferença. De posse das imagens, questione sobre eventuais acidentes, manutenções de rotina e a quilometragem do veículo. 

Dificilmente os mais antigos terão rodado pouco. Então, se esses números forem baixos, é possível que alguma adulteração tenha acontecido. Desconfie sempre!

No caso de um 0km, observe cada item do veículo e cobre por todas as promessas feitas pela marca. 

6 – Não se faça de rogado, reivindique seu direito à garantia

Compras realizadas em lojas – físicas e online – têm o mínimo de 90 dias de garantia, de acordo com as leis brasileiras do Direito do Consumidor.

Se você decidiu comprar carro pela internet de um vendedor particular, a lei não dá prerrogativas. No entanto, sempre é possível negociar e chegar a um acordo.

Para carros zero, verifique as diretrizes de fábrica. Por exemplo, na Geração Hyundai, tanto o HB20 Nova Geração quanto o Creta 2020 recebem 5 anos de garantia. É sobre esta qualidade da marca, atrelada ao compromisso com seus clientes, da qual estamos falando.

7 – Prefira as concessionárias ao decidir comprar carro pela internet

Comprar carro pela internet pode ser muito prazeroso. É por esse motivo que lançamos a campanha Hyundai Experience Digital. Queremos que você tenha uma experiência incrível de consumo, com um novo jeito de levar um Hyundai para a sua garagem.

Da sua casa, ou de onde você estiver, a equipe da Geração Hyundai estará pronta para atendê-lo online.

Já pensou na combinação perfeita entre a segurança de negociar com uma concessionária conceituada em Santa Catarina, com a certeza de adquirir, sem sair de casa, carros inteligentes, robustos, magníficos por dentro e por fora, e de alta performance na cidade e na estrada?

O que você está esperando?

Deixe um comentário!

comentários