controle de estabilidade obrigatorio no Brasil 2022

Controle de estabilidade: saiba tudo sobre a tecnologia que será obrigatória nos veículos até 2022

O que você faria se soubesse que apenas um itenzinho seria capaz de proporcionar toda a diferença na segurança da sua família, enquanto viaja pelas estradas? Pois é, ele existe e é sim uma descoberta bastante eficiente no quesito “evitar tragédias”: chame-o de controle de estabilidade.

Especialistas do mundo todo afirmam que essa é a maior inovação em dispositivos de proteção para veículos, desde a invenção do cinto de segurança. Uma pesquisa do Instituto de Segurança Viária dos EUA, revelou que a utilização do equipamento reduziu em 43% o número de acidentes fatais entre 2004 e 2006.

Na Europa, ele já é um dispositivo obrigatório. Para o Brasil, há previsão de que a exigência entre em vigor apenas em 2022. 

Já deu para notar a sua importância, não é mesmo!? No artigo de hoje, a Geração Hyundai traz as informações que você precisa para entender tudo sobre a nova tecnologia. 

Depois da leitura, deixe suas percepções e dúvidas nos comentários. Teremos o prazer de interagir com você. 

Conforme o fabricante, as nomenclaturas podem variar

Cada empresa pode escolher um nome específico para vender o controle de estabilidade para o mercado automotivo. Veja alguns deles, que podem variar de acordo com as montadoras:

  • ESC: o termo mais genérico para Controle Eletrônico de Estabilidade
  • ESP: Electronic Stability Program
  • DSC: Dynamic Stability Control
  • VSA: Vehicle Stability Assist
  • VSC: Vehicle Skid Control
  • VSE: Vehicle Stability Enhancement

Como funciona o controle de estabilidade?

Basicamente, o veículo possui alguns sensores conectados ao aparelho de ESP, que servem para calcular a velocidade das rodas, a inclinação da direção e o movimento lateral do carro (uma espécie de pêndulo). Ao verificar uma situação atípica, os freios são acionados e a velocidade vai diminuindo até que o carro pare totalmente. Tudo isso de forma automática.

Todo esse conjunto de informações diz ao controle de estabilidade – um pequeno módulo eletrônico, que funciona como um computador –  se a direção seguida pelo motorista corresponde àquela para a qual, na realidade, o veículo está se movimentando.

Dois modelos que já têm o ESP como item de série:

Além de todo conforto, segurança e tecnologia já naturais nos veículos Hyundai, o HB20 Nova Geração e o Creta 2020 contam com controle de estabilidade como itens de série.

controle de estabilidade hb20 obrigatorio 2020
controle de estabilidade creta 2020 obrigatorio brasil 2022

O nosso conselho para você é que visite o site e agende um test drive para conhecê-los, ou vá até uma loja física da Geração Hyundai o quanto antes. Surpreenda-se com a sofisticação e estilo de ambos os modelos.

Qual é a diferença entre controle de estabilidade e o controle de tração?

Para o funcionamento do ESP, controles de tração e Freios ABS são necessários para o pleno funcionamento do dispositivo.

Entretanto, é possível ter controle de tração sem contar com a tecnologia de controle de estabilidade. Esse sistema serve para identificar se as rodas giram em falso durante as arrancadas e acelerações, levando menos torque ao motor.

Meu carro é antigo, consigo instalar controle de estabilidade?

Infelizmente não! Dificilmente veículos com mais idade contarão com os itens necessários para incluir a tecnologia.

Todavia, é possível instalá-lo em um carro fabricado recentemente, se o mesmo contar com todos os sensores necessários para que o controle de estabilidade funcione corretamente. 

Isso pode ser bem caro! Sendo assim, verifique suas condições e se vale a pena o investimento.

Está pensando em trocar de carro? A Geração Hyundai tem as opções perfeitas para as suas necessidades do dia a dia, e confortáveis na medida para curtir aquela viagem inesquecível.

Venha nos conhecer!

Deixe um comentário!

comentários