Cuidados com o carro zero: dicas para aproveitar ao máximo seu desempenho

Apaixonados pelo universo automobilístico, os brasileiros veem na aquisição do zero quilômetro uma meta a atingir, uma conquista a celebrar. Após retirá-lo da concessionária, inicia-se uma relação que envolve o prazer de dirigir aliado à responsabilidade.

Não dá para descuidar, afinal os custos de compra e manutenção são bastante altos. E logo no início, a atenção é fundamental e poderá definir o comportamento do veículo ao longo de toda a sua vida útil. É a fase de amaciamento dos componentes, e cada fabricante define as quilometragens ideais para seus modelos.

Existem alguns cuidados com o carro zero que são especiais, boas práticas que você pode adotar para conduzir o seu veículo a atingir o máximo de performance e desempenho que você espera. Separamos todos eles aqui, neste artigo. Vem conferir!

1 | Um dos principais cuidados com o carro zero: dirija corretamente

Existem diversos desgastes que ocorrem em razão da má condução de um motorista. Trocas de marcha antes ou depois da hora, arrancadas e freadas bruscas são exemplos – péssimos, diga-se de passagem – de ações que você nunca deve efetuar.

Alguns outros conselhos:

  • Freie suavemente; 
  • Tenha paciência nas curvas;
  • Nesses primeiros momentos, não utilize o piloto automático;
  • Limite a rotação entre 3.000 e 4.500 rpm.

2 | No período de amaciamento, evite pisar até o fundo

Está certo que você está comprando um carro zero por sentir-se atraído por fatores como potência. Poder acelerar estrada afora é realmente sedutor e prazeroso. Entretanto, nas poucas semanas nas quais você estará preparando o motor do seu veículo, é importante não exagerar.

Siga a orientação da montadora. No futuro, você irá agradecer por não ter negligenciado essas informações.

3 | Sempre aqueça o motor

Coloque a chave na ignição, gire-a e deixe o carro ligado por alguns momentos sem tocar nos pedais ou no freio de mão. Aproximadamente, cinco minutos são suficientes. Depois disso, vá em frente e acelere!

4 | Evite percursos curtos no período de amaciamento

Nos primeiros dias em que o veículo estiver em suas mãos, todos os seus deslocamentos devem durar tempo suficiente para o motor chegar à fase quente (entre 85°C e 95°C). 

Dica bônus:

Não arranque seu veículo logo que ligá-lo. Desta forma, você auxilia no processo de lubrificação que ocorre em alguns minutos.

5 | Preste atenção no período correto indicado para a troca de óleo

“O primeiro óleo a gente nunca esquece”!

Com o ajuste natural das peças, não é incomum que o óleo fique comprometido com resquícios do processo. 

Desta forma, o fabricante recomenda que a substituição do componente aconteça com um espaço de tempo mais curto do que todas as demais.

Não se esqueça de um cuidado importante antes de sair da concessionária: contratar um seguro confiável

Com a violência crescente que vemos nas cidades brasileiras dos mais variados portes, sair da concessionária sem um seguro apropriado é extremamente arriscado. Sendo essa uma garantia, tente adicionar o máximo de situações possíveis ao documento. Assim você dirige tranquilamente, e aproveita ao máximo as potencialidades do seu carro.

Depois destas dicas importantes sobre cuidados com o carro zero, seu próximo passo é escolher o modelo ideal para você. 

Que tal visitar uma Geração Hyundai e experimentar a ousadia do HB20 Nova Geração e todo o estilo e segurança do Creta? Agende um test drive agora!

Deixe um comentário!

comentários