Sistema Start Stop

Sistema Start Stop: 5 respostas que você precisa obter para querê-lo no seu carro

Sustentabilidade ambiental e economia. Ambas são as palavras-chave que definem, cada vez mais, a lógica dos projetos das marcas ao lançar novos veículos no mercado. Em meio à enxurrada de ideias que vêm sendo testadas, o sistema start stop é uma das tecnologias mais promissoras e bem quistas da atualidade.

No entanto, alguns motoristas ainda não entenderam qual é a diferença de optar por carros com start stop. Isso acontece, porque benefícios e vantagens não têm ficado claros.

Sendo assim, a Geração Hyundai lhe traz neste artigo as informações que, além de lhe mostrarem a grande importância do componente, farão você repensar sua escolha na hora de trocar ou adquirir o seu primeiro veículo.

O que é o sistema start stop?

Um pequeno item no painel tem o poder de desligar automaticamente o motor do veículo, ao identificá-lo parado por alguns segundos, e voltar a ligá-lo quando há a intenção de movimento. A grosso modo, é para isso que o botão start stop serve.

As metodologias do sistema variam entre veículos com câmbios manuais e automáticos. Vamos entendê-las nos próximos tópicos. 

Para que existe o sistema start stop?

Agora que você entendeu o que é o sistema start stop, vamos à sua razão de ser. Com o desligamento do motor, automaticamente reduz-se o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de Gás Carbônico (CO2) no meio ambiente.

Imagine aquele engarrafamento em um dia de verão, no qual você é obrigado a ficar parado por longos minutos. Em um modelo convencional, quando o carro não está rodando, a única forma de desligar o motor seria girar a chave na ignição. Ou seja, desativá-lo totalmente e perder a chance de ficar no conforto do ar-condicionado. Do contrário, gasto e poluição seguiriam ativos.

Com o start stop, além de poupar o seu combustível e contribuir com a natureza, seu veículo segue com todo o sistema elétrico em pleno funcionamento.

Como funciona o sistema start stop?

Fico interessado nos benefícios que a inovação proporciona, não é mesmo!? Pois é, o mercado automotivo têm surpreendido muito com as novidades que vem lançando. Chegou o momento de entender como tudo isso é possível.

Para entrar em ação, o veículo necessariamente deve estar parado e com rotação do motor em marcha lenta. Além disso, a temperatura ambiente e do motor precisam estar dentro da normalidade.  Veja o que tem de acontecer, quando o botão start stop estiver ativado:

CÂMBIO MANUAL

O pedal da embreagem deve estar solto e nenhuma das marchas podem estar engatadas.

CÂMBIO AUTOMÁTICO

O freio, obrigatoriamente, deve estar pressionado pelo pé do motorista.

A PARTIR DISSO, OS VEÍCULOS ENTRARÃO EM MODO DE ESPERA! 

Obviamente, a intenção de aceleração será percebida quando a embreagem for acionada ou o freio liberado.

E nos casos das ladeiras?

O sistema start stop é inteligente. Quando a ladeira for muito íngreme, a tecnologia percebe a inclinação do veículo e, por motivo de segurança, não desliga o motor. O mesmo vale para o caso de manobras como as balizas. 

Por que alguns motoristas não querem veículos com o sistema start stop?

Por sentirem certo desconforto com a tecnologia e por acharem que terão mais prejuízos com troca de bateria. Mas, para dizer a verdade, nenhuma das situações procedem.

Bem, para o primeiro caso é realmente uma questão de acostumar-se. Já para o segundo, os sistemas trazem consigo adequações para a parte elétrica do veículo, com motor de partida mais robusto e baterias especiais. Ou seja, os problemas são quase nulos e as vantagens são incríveis.

Quer conhecer um sistema start stop realmente inovador?

O HB20 Nova Geração e o Creta 2020 contam com um sistema start stop que chega ao mercado para revolucionar. Além dos benefícios que apresentamos, há um adicional poderoso sobre CUIDADO. Para ligar e desligar o carro, você não precisa colocar a chave na ignição, bastando apenas que sua Smart Key esteja com você.

Aí, fica muito fácil. Basta pressionar o botão e sair dirigindo.

Quer ver essa maravilha de perto? Vá até a Geração Hyundai mais próxima de você e realize um test drive.

Deixe um comentário!

comentários