Emissão de poluentes

Emissão de poluentes: desgastes das peças do veículo prejudicam a saúde e o meio ambiente

Em plenos anos 2020, pensar em carros que poluem desenfreadamente o meio ambiente é algo inaceitável, tanto do ponto de vista de fabricação quanto de cuidados dispensados por parte dos motoristas.  

Hoje, as montadoras preocupam-se com a sustentabilidade dos veículos que colocam no mercado, até porque os níveis altos de impurezas geradas por eles são passíveis de multa.

Sabe aquela fumaça que você vê saindo do escapamento? Bem, precisamos conversar um pouquinho sobre ela e suas possíveis cores. De forma simples, você mesmo será capaz de identificar potenciais problemas.

Quais são as causas da fumaça branca?

Ela é muito comum em dias frios, e pode estar acompanhada de certa quantidade de água.

Problema?

Tecnicamente, a fumaça branca é uma sinalização de que os gases que estão saindo do escapamento condensaram, ao entrar em contato com o ar gelado. 

Lá existe um tipo de catalisador responsável por convertê-los em versões não prejudiciais, já que em sua constituição original eles são altamente nocivos. H2O (água) está entre esses elementos, característica que pode contribuir muito para a tonalidade clara que percebemos. 

Sendo assim, o proprietário do veículo deve preocupar-se? 

Vá a fundo em uma investigação, apenas se a coloração branca aparecer em períodos de calor ou de forma persistente. Isso pode significar algum tipo de pane no motor.

Quais são as causas da fumaça azul ou cinza esbranquiçada?

Aqui vai um sinal de alerta bem importante: as cores azul ou cinza esbranquiçada, significam que o carro está consumindo o óleo do motor pelo pistão. 

Ou seja, ao queimar junto com o combustível, o lubrificante vai sendo eliminando aos poucos sem que você perceba nenhum tipo de vazamento.

Para ter certeza de que seu veículo está com esse defeito, procure um mecânico de sua confiança. Apenas esse profissional terá as ferramentas necessárias para lhe entregar o diagnóstico correto.

Quais são as causas da fumaça preta?

Se a atenção com a fumaça azul já faz-se bastante urgente, a preta é alarmante. Além de extremamente poluente, indo concentrar-se diretamente na camada de ozônio, ela é tóxica a todos os seres vivos porque mistura uma série de gases como monóxido de carbono e hidrocarbonetos, elementos que agravam problemas respiratórios.

Ela aparece em razão de algum problema grave no motor, que está seriamente comprometido e desregulado. Quando isso acontece, o veículo fica com excesso de combustível – por deficiência em sua queima, o que o leva até o escapamento. 

A solução é só uma: consertar o dano mecânico!

FIQUE ATENTO!

Fumaça preta não é algo comum em carros a diesel. Esse é um equívoco popular, que precisamos desfazer urgentemente.

As maiores protagonistas da emissão de poluentes são as peças desgastadas

Como já vínhamos explicando anteriormente, o sinal de fumaça não acontece por acaso, e precisa ser examinado por algum perito no assunto. 

Em boa parte dos casos, são aborrecimentos que poderiam ter sido evitados, se o proprietário do veículo ficasse atento às manutenções preventivas. 

O catalisador pode ser um dos principais vilões quando não está bem conservado. Aliás, especialistas afirmam que se bem cuidado, este é um dos itens que permanecem intactos durante toda a vida útil de um veículo. E você já viu ali acima o tamanho da responsabilidade que ele tem.

7 itens para você ficar de olho e assim evitar a emissão de poluentes no planeta

Salve este artigo em algum lugar no qual você tenha facilidade para reler. 

Eis aqui um checklist que você deve carregar consigo por onde for com seu veículo. Selecionamos algumas peças que precisam de sua atenção, para evitar prejuízos à saúde e ao meio ambiente em consequência da emissão de poluentes:

1 – Verifique as velas, os cabos e as bobinas de ignição;

2 – Não esqueça dos sensores de rotação;

3 – Certifique-se que chicotes elétricos e conectores estão em perfeitas condições;

4 – No sistema de escape, não deixe que os filtros de ar fiquem entupidos;

5 – No sistema de injeção, olhe para bicos injetores, bomba de combustível, reguladores de pressão e demais sensores;

6 – Dê atenção aos tipos de óleo e aditivos que você insere em seu veículo, e prefira os produtos indicados pelo fabricante;

7 – Faça as trocas de óleo nos períodos certos, assim você também evita a poluição.

Como falamos alguns tópicos acima, as razões para a utilização do insulfilm são inúmeras. Mas sim, aqui nós destacaremos alguns benefícios de seu uso para:

– Prevenção de assaltos e demais crimes;

– Proteção contra os raios UV;

– Amenizar o calor no interior do veículo;

– Evitar o estilhaçamento dos vidros em casos de roubo e acidentes;

Agora que você já tem as informações necessárias para ser amigo do meio ambiente, que tal dar uma passadinha na Geração Hyundai e conhecer o HB20 Nova Geração e o Creta?

Além de ousados, seguros e confortáveis, todos as versões contam com tecnologias que diminuem a emissão de poluentes, aumentando suas performances na cidade e na estrada.

Agende um test drive hoje mesmo, e surpreenda-se.

Deixe um comentário!

comentários