kit de embreagem cuidados e manutenção para aumentar a vida util

Kit de embreagem: 6 cuidados que aumentam a vida útil destas peças essenciais em um veículo

Ele tem vida longa! Essa característica conhecida, torna a manutenção do kit de embreagem quase que esquecida. No entanto, assim como com outros itens importantes de um veículo, faz-se necessária e indispensável aquela prevenção básica, ou é possível que você fique na mão pela estrada.

Você se lembra o que é embreagem e o quanto ela é importante, certo!?

De funcionamento simples, em linhas gerais, o mecanismo é o facilitador da vida do condutor quando o assunto é dar a partida, arrancar e parar, além de trocar de marcha.

Ou seja, ela é FUNDAMENTAL para todas as funções que tornam possível rodar. Dominá-la é a missão principal dos motoristas de primeira viagem. Conhecê-la, também!

A Geração Hyundai separou alguns macetes que você precisa colocar em prática, para prolongar a longevidade dessas peças. Vem conferir!

1 | Um vício que pode causar um grande prejuízo no seu kit de embreagem

Se você é aquele tipo de motorista que adora descansar o pé sobre a embreagem, temos uma notícia para você: seu carro vai falhar rapidinho.

Essa é uma das práticas mais prejudiciais ao sistema. Lembre-se que quando o seu veículo estiver em movimento, a embreagem deverá ser acionada somente no momento da transmissão.

O que acontece? (aprenda tecnicamente)

Quando você repousa o pé desnecessariamente nesse pedal, aumenta o atrito entre platô, disco e volante do motor, o que eleva a temperatura e reduz a vida útil das peças.

2 | Em locais muito inclinados, utilize o freio de mão e favoreça seu kit de embreagem

Você não precisa e nem deve forçar a embreagem, para segurar o carro em uma subida. Por vezes, o disco fica tão desgastado, que é possível sentir um cheiro de queimado.

Motoristas têm preconceito por acharem que não usar a embreagem nestes casos, é um atestado de imperícia. Isso está totalmente errado. Use e abuse do freio de mão. A saúde do kit de embreagem agradece.

3 | Carros automáticos também têm kit de embreagem

E ele é mais caro nas versões automatizadas. 

Por mais que a troca de marchas seja diferente nesses veículos, o sistema utiliza praticamente as mesmas peças do câmbio mecânico.

Justamente para evitar prejuízos, anote todas as dicas pelas quais já passamos e que ainda vamos pontuar neste artigo.

4 | Troque as marchas no tempo certo

Dirija sem ansiedade. Sabe aquela velha história de “não é força, é jeito”?

A primeira lição sobre transmissão é aprender a sentir o carro. Trocar marchas sem necessidade é prejudicial à vida útil do kit de embreagem e também ao seu bolso.

5 | Acelere nas horas corretas e poupe seu kit de embreagem

Acelerar demais também é uma má prática para a saúde de seu kit de embreagem, principalmente quando trata-se da arrancada. O ideal é que a experiência de dirigir seja suave e tranquila. 

O que ocorre?

6 | Ao comprar seu carro zero, siga as orientações do manual

Na verdade, essa orientação é válida para qualquer carro. Porém, ao realizar o desejo de comprar o seu zero quilômetro, aprenda desde sempre a ficar de olho no manual.

Através dele, você controla as trocas e ajustes tão necessários ao completar as quilometragens mencionadas pelo fabricante. Esse cuidado valorizará o seu veículo ainda mais, na hora da troca ou venda.

Por exemplo:

Se você optar por comprar um HB20 Nova Geração ou um Creta, além de contar com a vantajosa garantia de 5 anos oferecida pela Hyundai, não deixe de atender às orientações que você encontrar nesse documento. É muito bom ter para onde correr ao deparar-se com um problema, mas melhor ainda é evitar possíveis dores de cabeça.

Sinais de que seu kit de embreagem precisa ser revisado

Ao reconhecer os sinais que vamos lhe indicar, leve o seu carro para uma revisão imediatamente e relate todos os problemas que notou.

Você está sentindo dificuldade ao engatar as marchas?

Então corra para a oficina. Isso é sinal de que a embreagem não consegue mais desacoplar o motor do câmbio.

Pedal duro?

Aqui, as molas do platô é podem estar com problema, o que significa que o kit já perdeu seu prazo de validade.

Trepidação ou patinação

Sinal de desgaste excessivo ou que o óleo de atrito do disco começou a contaminar as peças.

Perda de potência

Sabe aquele desempenho com o qual você está acostumado? Notando que já não é a mesma coisa, é sinal de que o kit de embreagem precisa de correção ou troca.

Agora que você aprendeu algumas boas práticas sobre o uso do kit de embreagem, dê um passadinha na Geração Hyundai mais próxima de você. Acesse o nosso site, agende um test drive e venha conhecer as versões ousadas do HB20 Nova Geração e a sofisticação e tecnologia do Creta.

Deixe um comentário!

comentários