nova gasolina beneficios do combustivel novo no brasil

Nova gasolina: um combustível de mais qualidade para os motores brasileiros

A virada de chave ocorre oficialmente em novembro. A nova gasolina, apesar de mais cara, deve trazer muitos benefícios. Entenda quais são eles, no artigo que preparamos!

Ao redor do planeta, existem diversas variações na composição dos combustíveis. De fato, algumas localidades – como países de primeiro mundo – estabelecem padrões mais rígidos de qualidade. Outras, já não têm o mesmo rigor e o Brasil, até pouco tempo atrás, fazia parte deste rol. 

Como isso é possível, se aqui é uma região tão rica em petróleo? Pois é, uma realidade dura, em um País que cobra caro. 

Mas, as coisas prometem começar a mudar. A Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP) anunciou determinações de qualidade, priorizando a homogeneidade, que devem ser seguidas pelas refinarias.

Há benefícios? Vários!

No entanto, o preço a se pagar deve ficar um tanto quanto mais salgado. Sim… mais alto ainda!

A nova gasolina deve beneficiar o consumidor final de muitas formas!

Apesar do provável aumento no valor, a verdade é que existem diversos fatores que já estão sendo avaliados por especialistas. Chegou-se, inclusive, à conclusão da existência de 4 benefícios que impactarão diretamente no bolso do consumidor.

1 – Economia em veículos que já foram fabricados

Parece ambíguo dizer que haverá economia, sendo que o custo da nova gasolina irá aumentar nas bombas dos postos.

Entretanto, com uma qualidade superior, a tendência é que exista menos consumo por quilômetro rodado nos motores dos veículos que estão nas ruas. O percentual terá uma variação de 4% a 6%, dependendo do modelo.

2 – Desenvolvimento de novos motores

As montadoras tinham que adaptar os sistemas de injeção direta de combustível, para adequar-se à má qualidade da gasolina brasileira.

As montadoras agora ficam mais otimistas com essas alterações, podendo desenvolver e testar motores próximos aos projetos originais, sem a necessidade de ajustá-los.

3 – Motores flex devem sentir o maior impacto

Ao longo dos anos, a pressão de alimentação de combustíveis em carros flex foi aperfeiçoada, gerando economia e menos emissão de poluentes.

Com uma gasolina de qualidade superior, maior será a pulverização, a evaporação e a queima, o que permite um consumo menor

4 – Partidas com motor a frio

A conta é simples: quanto mais fria a gasolina estiver, menores são as chances de fazê-la virar um vapor.

A mistura mais homogênea tem mais vaporização, o que facilita em todos os aspectos da partida do veículo.

Nova gasolina e o etanol

Alguns especialistas defendem que o etanol será beneficiado por uma maior concorrência proporcionada pela nova gasolina. O motivo? PREÇO!

Com um valor consideravelmente mais baixo, há previsões de que os consumidores que possuem carros com motor flex recorram à essa alternativa.

Quando a nova gasolina deve chegar aos postos?

Até novembro de 2020!

A resolução 807/2020 da ANP determina um prazo de 90 dias para as adequações. 

Há quem diga que um combustível de melhor qualidade já está sendo produzido pela Petrobras, desde o início de 2020. Especialistas afirmam que os postos já estão recebendo o combustível melhorado, e que o consumidor final está rodando pelas ruas com ele, mesmo sem saber.

Postos que infringirem as regras após o prazo de tolerância sofrerão processos!

A ANP será rigorosa! Tanto a gasolina comum quanto a aditivada (premium) devem contar com as especificações ditadas e reguladas pelo órgão.

O que você achou da novidade? Há grandes expectativas para o futuro do mercado automotivo brasileiro, e a qualidade da gasolina será uma grande protagonista.

Seguiremos ligados e informando você sobre tudo o que estiver acontecendo. 

Enquanto isso, que tal dar uma passadinha na Geração Hyundai e conhecer o HB20 Nova Geração e o Creta 2021? Estamos aguardando a sua visita.

Deixe um comentário!

comentários