SUV Brasil: por que os utilitários esportivos são os preferidos no mercado nacional?

Eles chegaram ao mercado nacional, de forma tímida, em 2003. De lá para cá, falar em SUV Brasil é o mesmo que mencionar a imensa paixão que tomou conta dos proprietários de veículos, e tornou a categoria a máxima preferência popular.

Hoje eles são admirados e cobiçados, especialmente se forem compactos, e fazem mais sucesso do que hatches médios e sedãs. Já considerados carros de passeio, alguns modelos trazem consigo tudo o que o motorista mais deseja: potência, boa dirigibilidade, segurança e economia de combustível.

Precisa de motivos maiores do que esses para entender por que os utilitários esportivos são os queridinhos dos brasileiros? Prossiga nesta leitura e descubra.

O que é SUV?

A sigla significa Sport Utility Vehicle – em tradução livre para o português, Veículo Utilitário Esportivo. Para um carro ser considerado do segmento, precisa atender às diretrizes sobre altura e ângulos regulamentadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro).

No entanto, o mercado diz que basta que o modelo tenha o chamado “apelo SUV” para assim ser considerado.

Temos um artigo completo para você, no qual comentamos os critérios que tornam os carros SUV. Caso queira aprofundar seus conhecimentos, não deixe de conferir.

Agora vamos ao que você veio entender: afinal, por que os SUV caíram nas graças e ganharam tanta popularidade por aqui?

Outros 5 motivos para cobiçar um SUV em 2021

imagem de painel de um carro para ilustrar conteudo sobre a preferencia do brasileiro por carros suv

1 – Carros mais versáteis

Quando o assunto é possibilidades, os SUV têm para dar e vender. Eles são construídos com diferentes combinações, para atender os mais diversificados gostos e, ao mesmo tempo, conter tudo o que o brasileiro mais preza em um veículo.

A gama de possibilidades do mercado no Brasil é incrivelmente extensa e as atualizações constantes deixam os proprietários ansiosos para adquirir as versões mais recentes.

2 – Robustez e espaço

imagem que ilustra conteudo sobre robustez e espaço em conteudo sobre a preferencia nacional sobre suv brasil

Mesmo quando compactos, os SUVs têm a fama de oferecer ótimas experiências, essencialmente no quesito conforto. E esse, sem dúvidas, é um dos principais motivos para os brasileiros desejá-los intensamente.

Para aqueles que precisam acomodar muita gente, e ainda gostam de carros fortes e ágeis, os utilitários esportivos são mais do que uma opção: tal qual as minivans foram no passado, tornaram-se verdadeiros carros de família.

Com cinco ou sete lugares, é possível transportar todos os passageiros com conforto, não importando a duração do trajeto.

3 – Mais alto e mais seguro

É verdade que o distanciamento do solo pode variar bastante, porém, ainda assim, isso não é um problema entre os SUVs. Embora seja comum você ouvir por aí que a estabilidade de carros maiores fica comprometida em sua constituição, essa não é uma verdade absoluta. Não mais!

Até pouco tempo atrás, falar dos prejuízos fazia sentido. Todavia, com a tecnologia cada vez mais presente em todas as classes de veículos, o controle de estabilidade vem quebrando esse entendimento, transformando-os em máquinas pensadas e projetadas para proteger os ocupantes junto aos outros acessórios que complementam o “kit de segurança”, como airbags e freios ABS.

4 – Subidas sem nenhum problema

Por contarem com uma suspensão mais alta, os SUV são excelentes para enfrentar as subidas. Alguns podem trazer de série um assistente de partida em rampas, o que contribui ainda mais para a segurança da categoria.

5 – Para a cidade e para a estrada

SUVs são versáteis, como comentamos anteriormente. 

Tanto para os afazeres do dia a dia, quanto para cair na estrada e viajar por horas a fio, não há o que reclamar. Desde a entrada no mercado nacional, eles evoluíram tanto que invadiram as garagens e tomaram o espaço daqueles que antes eram considerados os mais vendidos ou populares. 

Um Hyundai SUV está esperando na concessionária por você

imagem com um hyundai creta para ilustrar parte do conteudo que fala sobre a preferencia nacional por sub brasil

Seguro, confortável, tecnológico e com um design fabuloso. Entre os SUV 2021, o Hyundai Creta continua surpreendente.

Personalidade esportiva, toques de exclusividade – como o sistema de ventilação do banco do motorista -, ampla conectividade, muita segurança com 6 airbags e auxílio ao condutor nas curvas, entre muitas outras características, despertam a vontade de torná-lo uma conquista.

Venha fazer um test drive na Geração Hyundai, concessionária que constrói há mais de 20 anos uma história baseada em confiança, respeito e credibilidade em meio ao público catarinense, e permita-se apaixonar pelas versões de alta performance que só os motores Hyundai conseguem oferecer.

Deixe um comentário!

comentários