quais-os-principais-cuidados-com-o-radiador-do-carro-geracao-hyundai-webshare

Quais os principais cuidados com o radiador do carro?

O radiador do carro é uma das peças mais importantes e, ao mesmo tempo, uma das que provoca mais dúvidas nos motoristas. Por estar diretamente relacionado com a durabilidade do motor, o ideal é que você tenha um conhecimento mínimo sobre o seu funcionamento e as suas manutenções necessárias.

Hoje, acaba se exigindo um pouco menos de cuidados, em função dos avanços da indústria automobilística. No entanto, ter um olhar especial para com o radiador nunca deixou de ser necessário, e a revisão do carro é sempre importante. Afinal, quando os problemas surgem, costumam ser bastante caros.

Por isso, separamos algumas dicas com os principais cuidados com o radiador do carro. Confira a seguir.

Vamos lá?

Radiador: para que serve?

Para entender os cuidados que um radiador necessita, você precisa, em primeiro lugar, compreender sua função. Bem, ele é um componente do carro que atua resfriando o fluido que circula nos propulsores de veículos refrigerados à água. É como um trocador de calor.

Antigamente, o radiador era de latão e tinha uma caixa de metal. Com isso, reparos que fossem necessários acabavam se tornando simples. Hoje, os motores modernos passaram a exigir um radiador menor, feito de alumínio e com a caixa de plástico.

O que isso impacta na sua vida? Acontece que caso ele quebre, é preciso trocar tudo. Mas fique tranquilo, isto é um pouco mais difícil de acontecer. Normalmente, os problemas mais recorrentes envolvem a mangueira, bomba d’água ou a braçadeira.

A questão é que aqui tudo precisa estar funcionando perfeitamente bem, porque um pequeno vazamento já poderá fundir o motor.

Quais os principais cuidados com o radiador do carro?

Agora que você já tem uma visão melhor sobre o radiador, vamos aos principais cuidados para evitar dores de cabeça.

  • A verificação

    Não precisa se preocupar tanto e verificar toda semana, por exemplo, imaginando um possível vazamento que possa comprometer seu carro. O ideal mesmo é contar com uma avaliação quinzenal pelo menos.

  • Quando ficar alerta

    Um sinal de que você está com problemas no radiador é indicado pela cor do fluido. O aditivo que vem nos carros normalmente varia entre verde ou vermelho. Caso ele apresente outra cor, como o marrom, por exemplo, pode existir uma situação de corrosão do sistema. Corra para a revisão.

  • Quanto ao fluido

    O líquido também precisa de um olhar especial, sendo substituído periodicamente para assegurar que tudo está em ordem. É recomendado fazer isto a cada dois anos ou a cada 70 000 km. Lembre-se também de consultar o fabricante, pois as recomendações podem variar de acordo com a validade do aditivo.

  • Colmeia sempre limpa

    Essa dica é muito importante, ainda mais se você tem o costume de pegar a estrada. Mantenha sempre a colmeia limpa. Verifique se há a presença de algo que não deveria estar lá, como barro, por exemplo. Ali, o ar precisa circular de forma livre para que ocorra a troca de calor.

  • Posso trocar o aditivo no posto?

    Os frentistas costumam sempre questionar quanto a isto, certo? Mas é preciso ficar atento. Fazer essa substituição exige cuidado, pois envolve peças termostáticas e que podem acarretar em problemas quando manuseadas sem cuidado.

    O ideal acaba sendo visitar profissionais qualificados e especializados.

  • Quando é o momento de só completar?

    O sistema de arrefecimento é um circuito fechado, logo, o fluido que está circulando por ali não deve baixar nunca. Quando os frentistas sugerem completar com água, na verdade, pode ser o indício de um vazamento, afinal o líquido não pode variar.

Como manter o radiador do carro em dia?

Como você viu, há algumas variáveis que envolvem o radiador as quais demandam cuidados e manutenções periódicas. Sendo assim, o melhor é contar com o olhar especializado e profissional de quem entende do seu carro. Faça uma revisão conosco, aqui, na Geração Hyundai, e fique tranquilo quanto ao funcionamento do seu veículo.

Esperamos você!

Deixe um comentário!

comentários