revisao obrigatoria do veiculo por que fazer no prazo

Zero quilômetro e a revisão obrigatória: informações essenciais que você precisa

Um dos mantras que costumamos repetir incessantemente aqui no blog da Geração Hyundai versa sobre a “manutenção preventiva”. Cuidar do veículo é sinônimo de longevidade e certeza de que ele rodará por muitos anos pelas ruas e estradas sem grandes problemas. Um BEM NECESSÁRIO.

No entanto, hoje viemos falar sobre algo que diz menos respeito ao bom senso e mais ao amor pelo investimento. É que quando um veículo zero quilômetro sai da concessionária, existem algumas regrinhas que precisam ser respeitadas para que a garantia tenha validade: a revisão obrigatória, a cada porção de quilometragem definida pelo fabricante é uma delas.

Por que as montadoras programam a revisão obrigatória?

Quando um carro é projetado e posteriormente fabricado, as montadoras realizam inúmeros testes, a fim de garantir o pleno funcionamento de tudo e medir a durabilidade de cada item.

A partir desses resultados, é elaborado um manual específico ao qual todo o motorista tem acesso ao adquirir determinado veículo.

Isso significa que as peças apresentarão defeito, se a manutenção for ignorada?

Provavelmente! Porém, não será imediatamente. Ao negligenciar a prevenção, os problemas aparecerão em situações completamente inesperadas e terão um custo de conserto muito maior.

A primeira revisão obrigatória do carro programada pela montadora. O que é verificado?

É padrão na maioria dos casos, que a revisão obrigatória do veículo zero quilômetro seja feita ao atingir 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses de uso. Isso quer dizer que, mesmo que você tenha rodado pouco, não significa que a manutenção não seja necessária.

Cada veículo tem uma anatomia própria, no entanto alguns itens são comumente analisados neste primeiro exame. 

FILTROS

De ar, de óleo e de combustível. Os filtros têm um papel fundamental para garantir o bom funcionamento do carro. De vez em quando é necessário substituí-los, já que ficam cheios desses pequenos resíduos que são prejudiciais.

FREIOS

Eles são vitais e precisam estar sempre 100% seguros. Desta forma, a melhor maneira de garantir o pleno funcionamento do sistema de freios é com prevenção. E com a revisão obrigatória em dia, você poderá ficar descansado.

LUZES

Todas elas estão acendendo!? Ótimo, mas precaução nunca é demais. Além disso, se você não perceber que alguma luz deixou de funcionar, isso pode dar margem àquela emultinha desagradável.

PNEUS

O jogo de pneus é analisado e, se necessário, recebe um rodízio. Ou seja, as posições são invertidas, para que o desgaste ocorra por igual.

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

Se você passou por uma batida ou anda frequentemente por ruas esburacadas, alinhar e balancear o carro é fundamental e deve ser feito antes da revisão obrigatória.

Por que fazer a revisão obrigatória na concessionária?

Muitas montadoras têm por regra que o proprietário leve o veículo até a concessionária ou a um mecânico autorizado da marca, o que influencia diretamente na validade da garantia.

No entanto, há outros benefícios:

  • Profissionais qualificados e especializados na marca;
  • Peças originais à disposição;
  • Pagar um pouco mais pode evitar uma grande dor de cabeça pela utilização de peças incompatíveis;
  • Ter o selo de manutenção na concessionária dá mais respaldo para a revenda do automóvel.

_

Não deixe de respeitar os limites estabelecidos pelos fabricantes. Assim você garante a longevidade de seu veículo e, ainda, contribui para sua valorização máxima.

Este conteúdo foi útil? Comente suas impressões ou deixe suas dúvidas aqui nos comentários. Depois disso, passe na Geração Hyundai mais próxima para conhecer os novos HB20 e Creta. Está esperando o quê para colocar logo o seu zero na garagem!?

 

Deixe um comentário!

comentários