troca-de-oleo-quando-e-o-momento-certo-a-fazer-geracao-hyundai-webshare

Troca de óleo: quando é o momento certo a fazer?

Podemos dizer que existem dois tipos de motoristas: aqueles que estão constantemente se perguntando quando trocar o óleo e aqueles que só pensam nisso quando surge algo no painel indicando que é preciso correr para a oficina para fazer a revisão. Em ambos os casos há algo em comum: a falta de conhecimento sobre o processo de troca do óleo.

Para ajudar você a solucionar esse dilema de uma vez por todas, vamos explicar a seguir um pouco mais sobre esse processo e te dar as melhores dicas para identificar qual o momento certo de realizar a troca do óleo do seu veículo.

Vamos lá?

Troca de óleo: o que saber?

A preocupação com a troca de óleo é justa. O lubrificante acaba sofrendo alterações em suas propriedades ao longo do tempo. Com isso, não consegue cumprir seu objetivo de proteger adequadamente as peças do motor.

A grande questão é que, quando o óleo perde a capacidade de manter suas características lubrificantes frente a troca de temperatura, o funcionamento do motor entra em risco. A falta dele é ainda pior: pode acabar fundindo o motor.

Sendo assim, a primeira grande dica é: verificar como está o nível do óleo sempre quando abastecer o carro. Porém, fique atento. Existem diversos fatores que podem influenciar essa verificação e o resultado ser afetado.

Confira a seguir quando e quais as precauções necessárias na hora de realizar a troca.

Quando trocar o óleo do carro e quais os cuidados necessários?

Bem, a grande questão é: o óleo do seu carro deve ser trocado entre 5 000 km e 10 000 km ou conforme as recomendações do fabricante. Outros sugerem observar a base do óleo. Por exemplo, quando a sua base for mineral, o ideal seria realizar a troca a cada 5 000 km. Para os de base semissintético, 10 000 km e para os sintéticos, 20 000 km.

É importante respeitar essas recomendações, pois quando o prazo dos quilômetros vence, algumas pequenas falhas podem começar a acontecer. E, sem a assistência certa, podem acabar criando grandes problemas.

E quando meu carro roda pouco?

Outra dúvida frequente e que demanda atenção. Muitas pessoas acreditam que, devido ao pouco uso, não é necessário monitorar o estado do óleo. Mas, na verdade, a recomendação permanece entre 10 000 km e 15 000 km ou, pelo menos, uma vez ao ano.

E quando meu carro roda muito?

Para quem usa o carro diariamente, os cuidados precisam ser maiores. Devido ao tempo que se passa no trânsito, acaba se exigindo mais do motor. Por isso, pelo menos duas vezes ao ano é ideal realizar a troca.

Quais os cuidados na hora de conferir o óleo?

O primeiro cuidado é o seguinte: quando o carro está em movimento, o óleo circula pelo motor para lubrificar as peças. Sendo assim, antes de medir o fluido é necessário aguardar cerca de cinco minutos após desligar o veículo. Com isso, o óleo pode retornar para a sua posição ideal e então ser possível medir com precisão seu volume.

Troca de óleo: onde fazer

Digamos que você constatou a necessidade de trocar o óleo do seu carro. Agora é a pergunta é como e onde. O ideal, sempre, é optar por ajuda profissional e especialista. Afinal, é a saúde do seu veículo que está em jogo.

Por isso, na hora de uma revisão completa e da troca de óleo conte conosco. Visite a Geração Hyundai e conte com todo suporte técnico e profissional que você precisa.

Deixe um comentário!

comentários