viajar com pet dicas de conforto e seguranca

Viajar com pet: 9 dicas para a tranquilidade e segurança em seu veículo

Não dá para negar que, para muita gente, cães, gatos, entre muitos outros, são mais do que meros animaizinhos domésticos, mas uma parte importante da família. Desta forma, é preciso sempre encontrar uma maneira de incluí-los nos planos em situações que requerem ausências longas em casa, como uma viagem de férias, por exemplo.

Em muitos casos, é inviável pensar em deixá-los sob os cuidados de um hotel ou, até mesmo, de outras pessoas. Eles sentem falta, e até têm a chance de ficar deprimidos. Assim sendo, a melhor opção é preparar tudo para que eles possam lhe acompanhar na diversão.

Destino decidido, carro com manutenção preventiva em dia, malas prontas, agora é hora de colocar o pé na estrada. No entanto, para viajar com pet, atente-se às recomendações especiais que selecionamos, e garanta uma saída tranquila e muito segura para todos.

3 cuidados básicos pré-viagem e que fazem toda a diferença

Ao sair do conforto e segurança do lar, há uma forte tendência dos animais sentirem-se acuados e sofrerem muito com estresse. Situações como essa podem gerar diversos traumas. Existem algumas boas práticas que você pode adotar para amenizar e, inclusive, evitar vários transtornos. Veja:

1 | Verifique as condições de saúde, antes de viajar com pet

Ou seja, leve-o ao veterinário. O profissional lhe indicará os melhores protocolos, considerando distância e local para onde você vai. De qualquer forma, vacinas devem sempre estar em dia e, claro, a carteirinha é um dos primeiros itens que deverão constar na bagagem do seu pet.

É importante estar com o vermífugo atualizado, e também certificar-se da inexistência de parasitas, como pulgas e carrapatos.

2 | Acostume-o com o carro antes de viajar por longos trechos

O seu pet tenderá a considerar o carro um ambiente hostil, já que trepidações nas estradas e até aquela passada – sem querer – por algum buraco, pode assustá-lo muito. 

Desta forma, é 100% recomendado que você leve-o para dar algumas voltinhas, afim de fazê-lo sentir-se à vontade e protegido ali também.

3 | Transporte dentro do carro

A lei de trânsito é categórica: não é permitido levar animais soltos dentro dos veículos, nem mesmo no colo, ou em suas carrocerias. É uma medida que visa proteger animais e todos os ocupantes humanos.

Sendo assim, invista em uma caixa ou bolsa de transporte adequada ao peso e ao tamanho do animal. Há também no mercado, cintos de segurança especiais.

Para o dia da viagem: 6 dicas para seguir à risca

1 | Alimentação

Muitos pets tendem a ficar enjoados ou vomitar ao longo do trajeto. Desta forma, alimente-o algumas horas antes de pegar a estrada.

2 | A “mala” do pet

Brinquedos, um pequeno cobertor, toalha, coleira, ração adequada, pote de água e, como mencionamos anteriormente, sua carteira de vacinação. Pertences arrumados, despreocupação garantida.

Carregue também um antisséptico – ou uma bolsinha de primeiros socorros – para higienizar possíveis cortes, e sacos para recolher as fezes de seu bichinho.

3 | Preste atenção à ventilação, umidade e temperatura do carro

Especialmente para espécies de animais como aves e pequenos roedores. Isso porque alguns deles são bastante sensíveis e, convenhamos, você quer que seu pet curta a viagem tanto quanto você e sua família.

4 | Se a viagem for longa, faça pausas

Ao viajar com pet, é importante você parar um pouquinho para verificar se ele precisa ir ao banheiro e, até mesmo, esticar as pernas. Assim o trajeto fica mais prazeroso e confortável.

5 | Sempre deixe seu bichinho identificado

Na coleira, coloque seu nome, endereço e telefone para que, no caso de uma fuga, aqueles que encontrarem seu pet possa contatá-lo com facilidade.

6 | Não deixe-o colocar a cabeça para fora

Além de não ser permitido, andar desta forma coloca a vida do seu animalzinho em risco. Não seja imprudente.

Segurança do seu melhor amigo concluída com sucesso, né!? 

Desejamos a vocês uma boa viagem e passeios incríveis. Gosto do conteúdo? Interaja conosco aqui nos comentários. 

Depois disso, dê uma passadinha na Geração Hyundai mais próxima de você, agende um test drive e conheça o robusto HB20 Nova Geração e o sofisticado Creta. Esperamos por você.

Deixe um comentário!

comentários