equipamentos de seguranca do carro padroes e novidades

Equipamentos de segurança do carro: além dos 13 padrões, conheça 5 novidades

Ao longo da história automobilística, os padrões de fábrica para equipamentos de segurança do carro foram evoluindo. Ainda bem! Com a demanda cada vez maior e um trânsito que exige cuidado e atenção, é natural que cada projeto passe por um upgrade.

A Hyundai, por exemplo, investe muito em tecnologias para promover o resguardo de motoristas e passageiros em todas as unidades do HB20 Nova Geração e do Creta 2020.  

Existem alguns itens que são básicos no Brasil, normas da Contran há anos e anos. Falaremos um pouco sobre eles hoje. Alguns, inclusive, serão muito familiares a você.

Entretanto, queremos chamar atenção mesmo para aquilo que é novo. Regras que, aos poucos, estão chegando ao mercado automotivo brasileiro. 

Você, bom motorista, precisa ter acesso a todas essas informações. Sendo assim, vamos a elas.

14 equipamentos de segurança do carro que já eram obrigatórios

Os equipamentos de segurança do carro mais básicos, são velhos conhecidos da sociedade. Por exemplo, qual é a primeira coisa que costumamos lembrar de fazer ao entrar em um veículo?

SE VOCÊ RESPONDEU “ENGATAR O CINTO DE SEGURANÇA”, GANHOU UMA ESTRELINHA. 

Mas será que você reconhece todos os itens básicos que já acompanham os automóveis há bastante tempo? Ok, vamos com calma. Talvez o seu checklist mental não seja tão eficiente agora. Temos certeza que o conhecimento está todo aí, basta ativá-lo.

Relembre através da nossa lista:

Os 8 equipamentos externos

  • 1 - Espelhos retrovisores (dianteiros e traseiros);

  • 2 - Para-choques (dianteiros e traseiros);

  • 3 - Pneus em condições de uso (não-carecas);

  • 4 - Ferramentas como macaco, chave de fenda e chave de roda;

  • 5 - Roda sobressalente ou estepe devidamente calibrada;

  • 6 - Dispositivo de sinalização de emergência (triângulo);

  • 7 - Limpador de para-brisa;

  • 8 - Lanternas e faróis (falaremos mais no próximo tópico).

Os 6 equipamentos internos

  • 1 - Cinto de segurança em todos os assentos;

  • 2 - Freio (ABS) de serviço e freio estacionamento (pé e mão);

  • 3 - Buzina;

  • 4 - Lavador de para-brisa (melhora a visibilidade condutor);

  • 5 - Pala interna (para barrar a incidência do sol na visibilidade);

  • 6 - Airbags frontais.

E o extintor de incêndio?

Bem, ele já foi obrigatório em veículos de passeio. Hoje, é um acessório opcional. Mas fique atento: é possível que, algum dia, o extintor de incêndio faça parte desta lista novamente.

A importância das lanternas, luzes e faróis

As lanternas, luzes e faróis são a sua comunicação com os demais participantes do trânsito. Seus plenos funcionamentos precisam estar garantidos para evitar desde pequenos acidentes, até grandes tragédias. Desta forma, atente-se à preservação correta e os sinais de que algo está errado.

Sempre confira se os faróis e luzes de sinalização (laterais, localização traseira e acionamento de freios) não estão queimados. 

5 equipamentos de segurança do carro que são novidades obrigatórias

As primeiras novidades já vigentes pela legislação, são a obrigatoriedade do cinto de três pontas em todos os bancos e controle de estabilidade em todos os novos projetos. Ao longo de um curto tempo, outras passarão a fazer parte dessa lista de exigências.

São elas:

  • Apoio de cabeça em todos os assentos;
  • Sistema Isofix, para deslocamento mínimo do assento infantil;
  • Luzes diurnas, para tornar o carro mais visível durante o dia

Manutenção dos equipamentos de segurança do carro

Não basta preocupar-se com a instalação de todos os equipamentos de segurança do carro que mencionamos neste artigo. É preciso mantê-los em plena atividade. Periodicamente, os carros são sujeitos à fiscalização. Atente-se a isso para evitar maiores prejuízos.

A Hyundai está à frente de seu tempo

O HB20 Nova Geração e o Creta 2020 atendem a todas as exigências da legislação de trânsito. Ou seja, além de um design poderoso, conforto inigualável e muita tecnologia inteligente, são carros que priorizam a segurança de todos os ocupantes.

Vá até uma Geração Hyundai, e confira você mesmo essas maravilhas. Inclusive, você pode agendar um teste drive aqui no site mesmo.

Deixe um comentário!

comentários