Saiba tudo sobre o Novo HB20 Turbo Hyundai

O novo integrante da família HB20 já chegou na Geração Hyundai! Conheça agora todos os detalhes do HB20 Turbo e saiba como o seu novo motor o transforma em destaque da categoria.

Motor Kappa 1.0 Turbo

O novo motor possui, além do turbo compressor e do intercooler, um novo bloco do motor, um novo cabeçote, novos sistemas de alimentação de combustível e de admissão de ar, uma nova transmissão, uma nova embreagem, etc. Ou seja, realmente é um motor novo na família HB20, e não uma adaptação do motor 1.0 aspirado. Veja abaixo uma análise do desempenho, do consumo de combustível e as principais características técnicas do motor turbo.

Desempenho

O novo motor Turbo é muito mais forte que o Kappa 1.0, especialmente em baixas rotações. Essa é uma das grandes vantagens do motor turbinado:  fazer retomadas de velocidade e acelerações muito mais rápidas. O torque máximo do motor Turbo, de 15,0 mkgf, está disponível de 1.550 rpm até 4.000 rpm. Ele é 47% maior que o torque máximo do motor Kappa 1.0 aspirado (10,2 mkg.f), que acontece a 4.500 rpm. Porém, em baixas rotações, como em saídas de semáforo e retomadas, o torque do motor turbo chega a ser 70% maior que o do motor 1.0 aspirado.

A potência máxima do motor turbo, de 105 cv, é 31% maior que a do motor aspirado (80 cv). Com toda essa potência adicional, a velocidade máxima do HB20 1.0 Turbo passa para 182 km/h e a do HB20S 1.0 Turbo para 183 km/h. São velocidades 13% maiores que as do motor Kappa 1.0 (161 km/h para o hatch, 162 km/h para o sedan).

A aceleração de 0 a 100 km/h do HB20 1.0 Turbo é feita em 11,2 s, valor 23% mais rápido que o do veículo 1.0 (14,6 s). As retomadas também são muito mais rápidas com o motor turbo, o que deixa o carro muito mais gostoso de dirigir.

Consumo de combustível

Na cidade, o novo motor Turbo do HB20 tem consumo de combustível intermediário entre o Kappa 1.0 e o Gamma 1.6. Na estrada, entretanto, o HB20 Turbo é o mais econômico, devido a alta eficiência energética do turbo e do intercooler em altas velocidades. Por ser tão econômico, o Novo HB20 Turbo é nota A no PBE – Programa de Etiquetagem Veicular, além de receber o Selo Conpet de Eficiência Energética. Ou seja, agora todos os motores da família HB são nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem.

Nova transmissão manual de 6 marchas

O HB20 Turbo adota uma nova transmissão manual de 6 marchas. As relações de marcha são mais longas, para aproveitar melhor o novo torque quase 50% maior. O diferencial também é 10% mais longo. A 6ª marcha funciona como sobremarcha (overdrive), ou seja, a velocidade máxima é atingida em 5ª, e a 6ª serve para redução do consumo de combustível e do nível de ruído em altas velocidades.

Por exemplo, a 100 km/h, em 5ª marcha o motor opera em cerca de 3.200 rpm. Em 6ª marcha na mesma velocidade, o motor opera em cerca de 2.600 rpm, uma redução expressiva de 600 rpm. A embreagem também é nova e mais robusta: ela passa de 185 mm para 215 mm.

Ficou curioso e quer saber como o Novo Hb20 Turbo se comporta na pista? Então veja agora o review do novo motor nas versões hatch e sedan feito pelo programa Acelerados, do piloto Rubens Barrichello.

Curtiu? Então aproveite as condições especiais da Geração Hyundai e faça agora mesmo a sua proposta para o Novo HB20 Turbo!

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